Percurso do Doente
É nossa preocupação realizar a visita pré-operatória na véspera da cirurgia pois, é o momento privilegiado para estabelecer uma relação de proximidade com o doente e família, esclarecer dúvidas, expectativas quanto à cirurgia podendo, deste modo, reduzir a ansiedade. O doente fica a conhecer o enfermeiro que no dia seguinte vai cuidar dele e que o receberá à chegada ao bloco operatório.
No dia da cirurgia o enfermeiro apresenta-se sem máscara para uma melhor comunicação, ajuda o doente a passar para a marquesa operatória, verifica a sua identidade e dirige-se para a sala operatória. |
![]() |
É previsível que sinta algum desconforto devido à baixa temperatura da sala operatória sendo minimizado com a colocação de lençóis quentes. Ficará deitado de costas e com os braços abertos, sendo a sua privacidade assegurada continuamente. Haverá sempre algum ruído na sala resultante dos equipamentos, da abertura de material, conversas cruzadas mas é preocupação de toda a equipa reduzi-lo. |
Ao iniciar a anestesia ser-lhe-à explicado todos os passos independentemente da técnica anestésica. Incentivamos também que nos coloque todas e quaisquer dúvidas que possa ter. Para nós, todas as suas questões são importantes.
No final da cirurgia será acompanhado pela enfermeiro de referência até à zona de transfer sendo posteriormente encaminhado para a unidade mais adequada à sua situação.