A equipa de Enfermagem Perioperatória

O papel do enfermeiro perioperatório, consiste no desempenho de um conjunto de actividades, orientadas não só para a técnica mas também para as necessidades humanas, centradas na relação de ajuda e no cuidar.

A dotação de 3 enfermeiros por sala é garantia de maior segurança operatória.Todos os enfermeiros estão aptos a desempenhar funções de instrumentação, circulação, de anestesia e de UCPA.

Toda a equipa de enfermagem do Bloco Operatório tem responsabilidade no que respeita a promover o conforto, controlo da dor e manter um ambiente seguro durante todo o procedimento cirúrgico.

Todos juntos desenvolvem acções de enfermagem para que a cirurgia decorra com sucesso e para que tenha uma experiência positiva.

Enfermeiro de Anestesia

 

O enfermeiro de anestesia, realiza a visita pré-operatória na véspera da cirurgia, sendo também quem o acolhe à entrada do Bloco Operatório. Colabora com o anestesista na preparação e execução da anestesia, está atento ás suas necessidades, contribuindo para assegurar o bem estar físico, psicológico e para a diminuição da ansiedade/ medo relativa à anestesia.

Enfermeiro Circulante

 

O enfermeiro circulante, em colaboração com o enfermeiro instrumentista, prepara todo o material necessário no início da cirurgia e durante todo o procedimento. 

Enfermeiro Instrumentista

 

O enfermeiro instrumentista, organiza, prevê, gere e controla a instrumentação (material esterilizado necessário à cirurgia).

Enfermeiro da UCPA

 

O enfermeiro na unidade de cuidados pós-anestésicos – UCPA, acolhe imediatamente após o final da cirurgia de modo a realizar uma observação mais próxima e atenta e uma monitorização, ou registo contínuo dos sinais vitais (tensão arterial, pulso, respiração, temperatura e dor), até recuperação da anestesia.